Pela maioria, vereadores aprovam mudança de nome do SAEMA para “Águas de Marialva”
Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram, por maioria de votos, o Projeto de Lei Ordinária nº 42/2025, de autoria do Executivo Municipal, que altera a denominação da autarquia responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgoto. O Serviço de Água e Esgoto de Marialva (SAEMA) passa a se chamar oficialmente “Águas de Marialva".
A matéria foi votada em regime de urgência e dispensa de interstício e recebeu cinco votos favoráveis — dos vereadores Miro, Toninho, Paulinho, Marcos Fragal e Grazi Scaliante — e três contrários — dos vereadores Fabinho, Sheila Gabarron e Nathalia Simmer.
De acordo com a justificativa do Executivo, a mudança tem caráter formal e busca tornar a nomenclatura da autarquia mais clara e acessível à população. O texto ressalta que a alteração não modifica competências, natureza jurídica ou estrutura legal do órgão.
Discussão em plenário
Durante o debate, os parlamentares contrários à proposta destacaram a falta de prioridade da medida diante dos desafios enfrentados pela cidade em relação ao abastecimento de água.
A vereadora Nathalia afirmou que a mudança de nome não condiz com os problemas enfrentados pela população:
“Mudar o nome sem mudar a realidade não resolve os problemas do saneamento básico. O investimento necessário é em planejamento, eficiência e qualidade do serviço. A credibilidade não se reconstrói com tina e propaganda”, disse.
O vereador Fabinho também criticou os gastos decorrentes da mudança:
“Toda alteração de nomenclatura gera despesa: troca de uniformes, adesivos de veículos, materiais de expediente. O ideal seria resolver primeiro a questão do abastecimento de água e depois, sim, pensar na mudança da identidade da autarquia. Toda população vai parabenizar a prefeita por ter mudado a nomenclatura, mas quanto tiver com água em suas torneiras.”
Na mesma linha, a vereadora Sheila declarou respeito à intenção do Executivo, mas votou contra:
“Temos questões mais sérias a discutir. A alteração do nome não representa ganho efetivo para a população, não traz benefício direto nenhum ao cidadão. Já temos uma identidade consolidada da autarquia e a mudança de nome pode gerar confusão na prestação de serviços.”
Já os vereadores que votaram favorável defenderam que a alteração é parte de um processo de modernização administrativa e de reestruturação da autarquia.
O vereador Miro lembrou que a mudança coincide com a nova sede da autarquia, que passará a ser no centro da cidade:
“Os problemas da água são de anos atrás, mas não é isso que está em pauta. A alteração acompanha a mudança de endereço. Já vai ser feita uma nova fachada no novo prédio. A localização atual do Saema, longe do centro, dificulta o atendimento à população.”
O vereador Fragal ressaltou que a proposta atende também a um pedido dos servidores:
“Conversei com funcionários e eles apoiam a mudança. Eles sentem o desdém da população quando estão em trabalho. É a orientação atual do governos é não usar mais siglas, optar por uma linguagem simples. A nova denominação traz uma cara nova e fortalece a identidade do serviço.”
O vereador Toninho, por sua vez, destacou investimentos já aprovados:
“Recentemente destinamos R$ 8 milhões para o abastecimento de água em Marialva. Esse recurso será aplicado na infraestrutura. A prefeita assumiu esse compromisso e não podemos esquecer que atualmente ela está administrando com o orçamento da gestão passada e em um cenário de queda de arrecadação depois da retirada das tarifas do IPTU.”