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Vereadores votam projeto que altera a estrutura de cargos comissionados da Prefeitura nesta terça-feira (14/5)
 
09/05/2024
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
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Na manhã desta quinta-feira (9/5), os vereadores reunidos em Comissões, apresentaram uma subemenda ao projeto de lei que altera a estrutura dos cargos comissionados da Prefeitura. O projeto, bem como a emenda e a subemenda serão discutidos em plenário em sessão extraordinária na próxima terça-feira (14/5) às 12h. 

 

De autoria de todos os vereadores, a subemenda acrescenta um artigo no texto da lei, que condiciona a nomeação ou a permancência do cargo à comprovação da existência de subordinados à ele, ou seja, para conseguir nomear o Executivo vai precisar comprovar que, no nível hierárquico, já existem servidores efetivos que serão chefiados por esses comissionados. 


Entenda melhor:

O Ministério Público constatou que na estrutura administrativa da Prefeitura existem cargos comissionados exercendo atribuições típicas de serviços técnico-operacionais. Segundo o entendimendo do TCE-PR (Prejulgado 25), cargos comissionados (livre nomeação e exoneração) devem exercer apenas funções de direção, chefia e assessoramento, enquanto que cargos efetivos (aprovados em concurso público) devem exercer funções burocráticas. Diante disso, a 1ª Promotoria de Justiça de Marialva recomendou que o Município exonere 21 diretores e 17 gerentes. 

 

Diante da recomendação, o Executivo encaminhou à Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 16/2024 extinguindo alguns cargos de diretores e gerentes e criando 33 vagas de assessores. Na justificativa, o Executivo afirmou que desta forma haveria uma redução de sete cargos e economia na folha de pagamento de R$ 5,7 mil. 

 

No primeiro momento, a procuradoria jurídica da Casa apontou a ausência de documentos importantes para o trâmite do projeto como a estimativa do impacto financeiro devidademente assinada pelo contador, e solicitou informações sobre a proporcionalidade entre o número de servidores efetivos e comissionados, bem como a justificativa para a nova designação de assessores em alguns departamentos. 

 

Após encaminhar tais documentos, o Executivo protocolou uma emenda modificativa ao projeto. Desta vez alterando as atribuições dos cargos de gerentes e diretores remanescentes, já que permaneciam na descrição obrigações e atividades burocráticas e operacionais. 

 

No novo parecer, a procuradoria jurídica da Casa alertou os vereadores sobre a importância de averigar se, mesmo com a alteração da nomenclatura e das atribuições, existem servidores subordinados à esses cargos ou se, na prática, permanece a existência de diretores/gerentes de si mesmo. A submenda foi uma alternativa encontrada para levar o projeto, agora com possibilidade jurídica, adiante.

 
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