SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / FAÇA BONITO
 
Vereadores participam de evento de capacitação para prevenção de casos de violência sexual contra crianças
 
17/05/2023
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva com informações da Prefeitura e do MPPR
Crédito:

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - celebrado no dia 18 de maio - a Rede de Proteção da Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Marialva realizou uma capacitação para diretores de escolas, professores e para toda a comunidade na noite de ontem (16/05) no Cine Teatro Sônia Maria Silvestre. 

 

No evento, a psicóloga do CREAS, Melina Gasparoto apresentou o fluxograma de atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violências em Marialva. Na ocasião ainda o promotor da Vara da Infância e Adolescência de Marialva, Ricardo Barison Garcia, fez um balanço do trabalho que vem sendo realizado pelo Ministério Público nos últimos cinco anos e tirou dúvidas dos participantes sobre o tema. 

 

Representando a Câmara Municipal de Marialva, marcaram presença os vereadores Paulinho e Rafael Poly. "Foi um evento de extrema importância. Como a violência, muitas vezes, pode ocorrer dentro de casa, a escola acaba sendo um ambiente fundamental para o acolhimento e proteção dessas vítimas. É importante que os profissionais da educação estejam preparados e saibam como denunciar e proteger esses alunos", comentou Paulinho. 

 

Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, a maioria das ocorrências de estupro de vulnerável – violência sexual que mais vitimiza crianças e adolescentes – é praticada no ambiente doméstico (76,5%), e os agressores são quase sempre homens (95,4%) com alguma relação de parentesco com as vítimas (86,7%, incluindo pais, padrastos, tios, primos, e avôs, entre outros).

 

Segundo o levantamento, houve em 2021 no Brasil 45.994 registros de estupro de vulnerável, ou seja, de vítimas com menos de 14 anos. O total equivale a 75,5% dos estupros cometidos no país (60.915 casos). O Anuário destaca ainda registros criminais de pornografia infantojuvenil e de exploração sexual de crianças e adolescentes.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Câmara de Marialva conquista o Selo Ouro de Transparência
» Câmara de Marialva aprova projeto de lei que homenageia Derick Celini de Oliveira com nome de rua
» Confira os projetos em discussão na Câmara de Marialva nesta segunda-feira, dia 4 de novembro.
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
VER TODAS