SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / RESULTADO
 
Auditório da Casa da Cultura de Marialva receberá o nome de Maestro Antônio Pepato
 
14/12/2022
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito:

Figura marcante da cultura marialvense, o saudoso músico Antônio Pepato (1949-2017) vai  virar nome do auditório na Casa da Cultura Hélio Depieri. O Projeto de Lei Ordinária nº 40/2022, de autoria da vereadora Sheila Gabarron, que denomina o espaço de espetáculos com o nome do multi-instrumentista e maestro da Orquestra Raaiz Sertaneja de Marialva, foi aprovado em terceira e última discussão na última sessão ordinária do Legislativo deste ano, realizada na noite de ontem (19/12).

 

Antônio Pepato nasceu em 5 de junho de 1949. Do casamento com Adelaide Zanin Pepato, 6 de maio de 1978, nasceram três filhos, Danieli Zanin Pepato, Antônio Aparecido Pepato Junior, e Luiz Eduardo Pepato, sendo que os dois últimos se tornaram músicos de renome nacional. 

 

Pepato aprendeu tocar acordeom escondido dos pais aos oitos anos de idade. Autodidata,  aprendeu a tocar o instrumento sozinho. Além de músico, foi agricultor e servidor público municipal. Era um homem simples, polido, metódico (o sapato sempre reluzente era sua marca registrada), perfeccionista e bem humorado.

 

Em 2009 foi convidado a participar de uma iniciativa inédita protagonizada pela educadora Antônia Celeste, conhecida como “Tuca”, então Diretora de Cultura de Marialva. No dia 2 de abril daquele ano aconteceu o primeiro encontro do pequeno grupo de violeiros na Casa da Cultura, local que se tornou palco de incontáveis ensaios e apresentações da Orquestra de Raiz Sertaneja de Marialva.

 

Por mais de oito anos, o inseparável Scandalli Super Seis italiano de dupla ressonância de Pepato ditou o tom das melodias, que encantaram uma multidão de pessoas, de todas as faixas etárias. 

 

Com sua habilidade natural no trato com seu semelhante, conseguiu a proeza ímpar de reunir músicos voluntários de idades e personalidades completamente distintas, o tempero perfeito para a receita do sucesso. 

 

Mas em 15 de novembro de 2017, a orquestra e a cidade perderam seu maestro. "O artista maior deixou o palco. Saiu de fininho, sem dizer uma palavra, um sorriso, sequer um abraço nos familiares e nos amigos mais chegados. Encerrou precocemente sua participação nesse plano terreno de maneira simples e discreta como sempre foi, durante sua abençoada vida. Muito embora absolutamente todos os viventes haverão de atravessar o derradeiro momento em algum período da vida, é por demais injusto partir para a última empreitada sem dar alguma satisfação. Pelo menos é a sensação daqueles que por aqui temporariamente ficaram, quando as lembranças fazem o coração tremular de tristeza. Mesmo sabendo que o tempo se encarregará de curar as feridas da alma, aquela sensação de impotência ante o momento mais inesperado do ser humano provoca diferentes emoções. Porque só quem conheceu de perto um cidadão chamado Antônio Pepato e sua dedicação à música sertaneja de raiz, consegue avaliar a dimensão imensurável da perda desse homem de bem", conta José Luiz Boromelo. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Câmara de Marialva conquista o Selo Ouro de Transparência
» Câmara de Marialva aprova projeto de lei que homenageia Derick Celini de Oliveira com nome de rua
» Confira os projetos em discussão na Câmara de Marialva nesta segunda-feira, dia 4 de novembro.
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
VER TODAS