SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / RESULTADO
 
Marialva poderá passar a contar com Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual
 
06/12/2022
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito:

Foi aprovado por unanimidade dos vereadores da Câmara Municipal de Marialva o Projeto de Lei Ordinária nº 41/2022, que estabelece diretrizes para implementação de Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual no Município. 

 

A proposta de autoria da vereadora Sheila Gabarron e do vereador Rafael Poly tem como objetivo promover a dignidade menstrual por meio da inclusão das pessoas que menstruam em ações e programas de proteção à saúde, bem como realizar campanhas informativas e de conscientização sobre a natureza e funcionamento do ciclo menstrual e os cuidados com a saúde menstrual, bem como de incentivo a doações de absorventes. 

 

"Acreditamos que por meio de parcerias entre os atores da sociedade civil e poder público municipal será possível impactar positivamente a qualidade de vida de muitas pessoas em situação de pobreza menstrual, principalmente por meio de ações integradas nas áreas de saúde, assistência social e educação", ressaltam os vereadores autores. 

 

A pobreza menstrual é definida como a falta de acesso a produtos de higiene necessários ao período da menstruação, ou a falta de recursos que possibilitem a aquisição destes itens.

 

Jovens em situação de precariedade menstrual faltam mais dias na escola durante a menstruação, o que pode prejudicar seu desempenho escolar. E, em longo prazo, comprometer seriamente a educação e acentuar a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Assim, as chances dessas pessoas conquistarem autonomia financeira e romperem com o ciclo da pobreza diminui ainda mais.

 

Já existem leis e regulamentações em âmbito regional, estadual e nacional sobre o tema. No estado do Paraná, a Lei Estadual nº 20717/2021 dispõe sobre a promoção da dignidade menstrual no âmbito do Estado do Paraná. E, em âmbito nacional, a Lei Federal nº 14.214/2021 instituiu o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, a qual foi regulamentada por meio do Decreto Federal nº 10.989/2022. E em diversas cidades paranaenses também existem iniciativas semelhantes, como em Itambé (Lei Municipal nº 1376/2022) e Guarapuava (Lei Municipal nº 3.194/2021).                 

 

O projeto foi discutido em regime de urgência e com dispensa de interstício para a segunda e terceira discussão na sessão ordinária do dia 28 de novembro. Segue para a sanção do Prefeito.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Câmara de Marialva conquista o Selo Ouro de Transparência
» Câmara de Marialva aprova projeto de lei que homenageia Derick Celini de Oliveira com nome de rua
» Confira os projetos em discussão na Câmara de Marialva nesta segunda-feira, dia 4 de novembro.
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
VER TODAS