SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / RESULTADO
 
Caso de superação de jovem advogado autista sensibiliza pais em evento alusivo à Semana da Pessoa com Deficiência
 
25/08/2022
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito:

Aproximadamente 60 pessoas participaram do evento alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovido pela Apae com apoio da Câmara Municipal de Marialva, na noite da última terça-feira (23/8) no plenário do legislativo municipal. Confira as fotos desta noite aqui. 

 

O evento contou com a tradução simultânea para libras por Eliel Barreto. Representando o legislativo, estiveram presentes os vereadores Paulinho, Luciano Dário e Ronaldo Campana. 


A diretora da Apae-Marialva Eliane Ristau lembrou do tema da campanha deste ano de "Superar barreiras e garantir a inclusão", cujo foco é discutir comportamentos e atitudes preconceituosas que impedem o acesso aos ambientes, convivência, relacionamentos da pessoa com deficiência na sociedade. “A celebração dessa semana, à nível nacional, é de extrema relevância para conscientização da sociedade, mas, nossos alunos com deficiência são cidadãos, enfrentam desafios e merecem respeito todos os dias. É preciso fazermos esse esforço de reflexão diariamente”, ressaltou. 

 

Os presentes prestigiaram a apresentação do aluno da Apae- Marialva, Daniel Roque de Oliveira, de 49 anos, que cantou a música “Olhar em seus Olhos”, da dupla Joel e Izael. 

 


Logo após, Lilian Ferreira, mãe do advogado autista Antônio Augusto Ferreira Neto, contou sobre a dificuldade de conseguir o diagnóstico de TEA para o filho. “Desde que ele nasceu a gente buscou por especialistas. Ele chorou por dois anos e, você enquanto mãe, desconfia porque compara o desenvolvimento do filho com o de outras crianças. Durante toda a infância, ele tomou remédio para hiperatividade. Somente quando tinha 19 anos, por meio de uma médica do SUS que passou a acompanhá-lo, conseguimos chegar ao diagnóstico”, relatou. 

 


Sobre a busca por políticas públicas inclusivas, Lilian falou sobre a importância dos pais transformarem o luto em luta. “A legislação já existe, mas só a lei não basta. É preciso que ela seja efetiva. De nada adianta estar no papel, precisamos lutar para que seja aplicada, fiscalizada”, reforçou. 

 


Depois do depoimento da mãe, Ferreira Neto esclareceu dúvidas e apresentou alguns dos benefícios garantidos por leis federais, estaduais e municipais, como o salário mínimo garantido via Benefício de Prestação Continuada (BCP) para as pessoas com deficiência e baixa renda comprovada, o saque go FGTS para auxílio do pagamento de tratamentos, descontos em passagens aéreas para acompanhantes, passagem gratuita em ônibus interestadual, atendimento prioritário, entre outros. 

 


O jovem é Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de Maringá e Vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/Maringá e diariamente publica informações sobre os direitos da pessoa com deficiência e autismo nas redes sociais do Facebook e Instagram, na página intitulada "Legalmente Autista". 
 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Câmara de Marialva conquista o Selo Ouro de Transparência
» Câmara de Marialva aprova projeto de lei que homenageia Derick Celini de Oliveira com nome de rua
» Confira os projetos em discussão na Câmara de Marialva nesta segunda-feira, dia 4 de novembro.
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
VER TODAS