Aproximadamente sessenta munícipes participaram da Solenidade em apoio à Pessoa com Autismo na noite da última terça-feira (26/4) no plenário da Câmara Municipal de Marialva. Veja outras fotos aqui.
O evento, realizado pelo Legislativo em parceria com a Apam (Associação de Pais de Autistas de Marialva) e com o CMDPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), teve como objetivo conscientizar a comunidade sobre o transtorno do espectro autista e discutir, junto as autoridades locais, avanços em políticas públicas que garantam a igualdade de direitos a este público.
O plenário foi especialmente decorado para a ocasião e as falas dos presentes teve tradução simultânea para libras pela Josiane Bernardinelli. Durante o evento, Martini sancionou, em ato simbólico, dois projetos de lei aprovados recentemente pelos vereadores em prol da causa: o PLO nº8/2022, que institui a carteirinha de identificação do autista em Marialva, e o PLO nº10/2022, que insere a campanha “Abril Azul” no calendário oficial de eventos do Município, ambos de autoria dos vereadores Josiane, Coco, Luciano Dário e Sheila Gabarron.
“Desde o outro mandato, estamos lutando para que as crianças com deficiência possam ser assistidas com qualidade. Contem conosco, estamos abertos e atentos para ouvir e trabalhar por vocês”, ressaltou a vereadora Josiane.
Durante seu discurso, o Prefeito Victor Martini revelou que o Município contará com uma sala de terapia ocupacional e de integração sensorial na nova sede da Clínica Multiprofissional Prof. Cidinha Lugli. “Em vez de investirmos em um ônibus com ar condicionado para levar nossas crianças autistas para fazer terapia em Maringá, decidimos investir para que elas sejam assistidas aqui, sem necessidade de deslocamento para a cidade vizinha”, anunciou.
A Presidente da Apam, Margareth Cazelato, contou que, atualmente, quase cem pessoas fazem parte da associação. Segundo Cazalato, uma das principais demandas dos pais de autistas é o acompanhamento de um profissional especializado em sala de aula. “Sem querer desmerecer o trabalho dos estagiários, que hoje se ocupam desta função com afinco, ressalto que nossos filhos não precisam de babás, eles precisam de um profissional que lhes mostrem o caminho da alfabetização, que os auxiliem na socialização no desenvolvimento individual”.
Além dos vereadores autores dos projetos, participaram da solenidade, o Presidente do Legislativo, vereador Paulinho, e o vereador Ronaldo Campana. Também marcaram presença no evento, a Presidente do CMDPD, Marcela Fratus, o Secretário de Saúde, José Orlando, a primeira dama e Secretária de Assistência Social, Valéria Alves, o Secretário de Administração, Cláudio Virgentin, o padre Neri Squisati, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e a presidente da Associação das Mulheres Evangélicas de Marialva, Rosa Ines Mazoni.