SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / RESULTADO
 
Capela Mortuária de São Miguel do Cambuí receberá o nome de Zilda Maria Paglioto, a Dona Rita
 
10/03/2022
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito: Arquivo Pessoal

Na sessão ordinária da última segunda-feira (7/3), os vereadores da Câmara Municipal de Marialva aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº3/2022, que denomina de Zilda Maria Paglioto - “Dona Rita” a Capela Mortuária de São Miguel do Cambuí. A proposta de autoria de todos os vereadores recebeu unanimidade de votos e foi discutida em regime de urgência com dispensa de interstício para a segunda e terceira votação. 


Natural de Viçosa (AL), Zilda Maria Paglioto nasceu em 15 de maio de 1945, filha de Miguel Paulo da Silva e Maria Leão da Silva. 


Veio, juntamente com a família, para o Paraná, quando tinha apenas 7 anos. Se instalaram, primeiramente em Arapongas e, em 1960, fixaram residência no distrito de São Miguel do Cambuí. Aos 21 anos, Zilda se casou com Orivaldo Pagliotto. Do matrimônio nasceram os filhos: Cláudio, Claudionor, Maria, Sandra, Cláudia (in memorian) e Donizete.


Trabalhou, durante grande parte da vida, na roça com o marido. Foi desta forma que criou os filhos e o irmão Aparecido Paulo, desde criança. Ficou viúva em outubro de 1995. 


Dona Rita foi lavradora, costureira, membro ativo e participante na comunidade, intercessora do grupo Mãe Peregrina e integrante do grupo da terceira idade. Era também conhecida como benzedeira e curava através de remédios caseiros, benções ou simplesmente uma palavra amiga.


“Sempre foi conhecida pela sua generosidade e doação ao próximo. Voluntária, nas festas da comunidade era a primeira a chegar para ajudar e a última a sair. Sempre animada, disposta e de muita fé, Dona Rita tinha dois grandes sonhos: conhecer o cantor Roberto Carlos e a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe do Padre Reginaldo Manzotti. A igreja, localizada em Curitiba – PR, ela conheceu em 16 de dezembro de 2018”, conta os parentes na justificativa do projeto. 


Dona Rita faleceu em 23 de abril de 2021, vítima de um câncer. Foi sepultada no Cemitério Municipal em São Miguel do Cambuí onde está também seu esposo. 


Além dos filhos, deixou dez netos e três bisnetos, além de uma legião de amigos, familiares e admiradores. “Deixou também uma frase que sempre dizia a toda pessoa que se encontrava com ela: “Se cuida.... e Deus te abençoe!”.
 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
» Vereadores retiram de pauta projeto que prevê a unificação dos acervos da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Cidadã
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 14 de outubro
» Confira a programação de atendimentos e agende o seu exame
VER TODAS