Os servidores da Câmara Municipal de Marialva realizaram uma visita ao Centro de Triagem e Compostagem (CTC) de Marialva na tarde da última terça-feira (8/2).
A ação faz parte do Programa Marialva Mais Limpa, desenvolvido pela Prefeitura, que tem como objetivo sensibilizar a comunidade para o correto descarte de resíduos orgânicos e recicláveis. Os vereadores também foram convidados para conhecer o local e realizaram a visita em outra oportunidade, de acordo com a agenda individual de cada um.
Na ocasião, os servidores puderam tirar dúvidas e conhecer o trabalho realizado pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Marialva (Aclimar), que, por meio de convênio com o Município, atua na coleta, seleção e gestão de resíduos recicláveis e orgânicos.
O trabalho realizado no Centro de Triagem e Compostagem é referência no Paraná. Segundo o técnico em Meio Ambiente da Prefeitura, Guilherme Torrecilia Netzel, em 2021, o local recebeu a visita de representantes de outros 28 municípios, além de estudantes e especialistas.
Isso porque, além da triagem do material reciclado, Marialva também realiza a compostagem dos resíduos orgânicos. Cascas de frutas, legumes, restos de comida são aproveitados e transformados em composto de grande valor fertilizante para plantas e o solo. A associação realiza todo o trabalho de controle de temperatura e umidade e peneiração. Assim como os materiais reciclados, o adubo é posteriormente revendido para ser utilizado na agricultura, gerando emprego e renda para 47 famílias.
A iniciativa diminui ainda o encaminhamento de resíduos para o aterro sanitário. Há em Marialva, atualmente, cinco cédulas finalizadas. De acordo com Netzel, o centro recebe, aproximadamente, 15 toneladas de lixo por dia e, 50% dos resíduos orgânicos, viram adubo. “Eu costumo dizer que os resíduos não desaparecem da frente da nossa casa. Existe todo um sistema e pessoas envolvidas. Se fizermos a destinação correta, conseguimos diminuir a poluição do meio ambiente e reverter a lógica em prol da sociedade”, disse.