SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SAÚDE
 
Secretário de Saúde, José Orlando, faz o uso da Tribuna e esclarece dúvidas dos vereadores
 
16/12/2021
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva

A pedido da vereadora Josiane do Maurício (PP), o Secretário de Saúde, José Orlando, e a enfermeira diretora do PSF, Samile Bonfim de Oliveira, fizeram o uso da Tribuna Livre na sessão ordinária da Câmara Municipal de Marialva na última segunda-feira (13). 


Na ocasião, Orlando destacou as conquistas da gestão de Victor Martini para a Saúde, como aa informatização e climatização das UBS, as reformas do CAPS, da UBS do Regência e da Vila Brasil, a implantação da Farmácia Municipal e da Base do Samu. 
 

Orlando comentou que os esforços da Secretaria de Saúde no ano que vem estarão concentrados na construção de uma UBS no Zambaldi e nas reformas das UBS dos distritos de Cambuí e Shenandoá. O secretário também anunciou, para o próximo ano, o lançamento do Cartão SUS Marialva, uma alternativa encontrada para evitar que moradores de cidades vizinhas busquem atendimento em Marialva.  
 

REFORMA DO PA - CENTRO. Questionado pelo vereador Coco sobre a previsão da entrega da reforma do Pronto Atendimento do Centro, Orlando disse que a expectativa é que a obra fique pronta em 2022. “A obra não está parada. Visito semanalmente o local, juntamente com o fiscal, e posso garantir que a estrutura do PA será muito melhor do que antes”, disse. 
 

HOSPITAL. Outro prazo cobrado, desta vez, pelo vereador Toninho, foi o da implantação do hospital em Marialva. “Assim que finalizarmos a obra do PA do Centro, vamos adequar a obra do PA do Hamada para se tornar uma área hospitalar e de centro de especialidades a fim de centralizar os atendimentos de especialidades que hoje são feitos nas unidades básicas, como é o caso da Clínica da Mulher”, informou.
 

CIRURGIAS ELETIVAS. Segundo o secretário, devido a pandemia, muitas cirurgias eletivas deixaram de ser realizadas. Mesmo com a retomada das cirurgias pelo SUS em outubro, o número de pacientes que aguardam por uma cirurgia eletiva ainda é grande. Atualmente, 800 pessoas na fila. “O Governo do Estado já sinalizou que vai destinar mais recursos para os atendimentos de média e alta complexidade. Esperamos, em 2022 que vem retomar o ritmo que estávamos antes da pandemia, e bater a meta de 1.200 cirurgias no ano”, comentou.
 

ESPECIALIDADES. A vereadora Josi revelou a preocupação com o aumento também da fila de espera dos atendimentos especializados. “O custeio de investimentos da saúde é tripartide. Hoje, Marialva investe 28% da sua arrecadação, enquanto o Governo Federal investe 8% e o Estado 15%.  É preciso desafogar essa conta para que o Município consiga fazer gestão. 90% do custeio do Consórcio de Saúde é bancado pelo Município e apenas 10% pelo Estado”, alegou Orlando.
 

SAÚDE ITINERANTE. O vereador Paulinho cobrou a execução da Lei nº 2337/2019, que instituiu o Programa Saúde Itinerante no Município. Orlando informou que o programa consta no Plano Municipal de Saúde e que será implantado pelas equipes do PSF no próximo ano.
 

GERADOR DE ENERGIA. Em resposta ao questionamento do vereador Rafael Poly sobre a necessidade da instalação de um gerador de energia no Pronto Atendimento do Hamada, José Orlando esclareceu que, na época da compra dos equipamentos da nova estrutura do PA, não foi possível adquirir o gerador. “A compra do gerador foi indeferida, pois ele não é caracterizado como equipamento hospitalar. Resolvemos fazer a locação emergencial de um gerador, sabendo que os temporais estão cada dia mais fortes. Mas dependemos do encaminhamento do departamento de licitações para conseguir adquirir um próprio”, explicou.
 

COVID-19. Rafael Poly questionou ainda a recente unificação da ala de recepção de casos suspeitos de Covid-19 com a ala de não Covid-19. Sobre o assunto, Orlando argumentou que a decisão da unificação das alas foi tomada em colegiado, juntamente com todos os servidores da saúde, e que outros municípios da região também estão tomando a mesma medida. “Estamos em um cenário diferente hoje. Temos 97% da população vacinada com a primeira dose e 72% vacinada com a segunda dose. Temos apenas 4 casos ativos, nenhum deles de internamento. Nos últimos dias não tivemos nenhum caso positivo, sendo que estávamos com uma equipe destinada exclusivamente para o atendimento de casos de suspeitos realizando, em média, três atendimentos em doze horas”, comentou.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
» Vereadores retiram de pauta projeto que prevê a unificação dos acervos da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Cidadã
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 14 de outubro
» Confira a programação de atendimentos e agende o seu exame
VER TODAS