SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / ENCONTRO
 
Presidente da APAM e do CMDPD apresenta demandas de melhorias na assistência de pessoas com deficiência
 
21/09/2021
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito:

A presidente da APAM (Associação de Pais Associação de Pais de Autistas de Marialva) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência (CMDPD), Lucia Candido de Oliveira esteve em reunião com os vereadores da Câmara Municipal de Marialva na tarde da última quinta-feira (16). 


Na ocasião, Oliveira convidou os vereadores para participarem da Conferência Municipal do Direitos da Pessoa com Deficiência que será realizado no dia 7 de outubro no Teatro Sônia Maria Silvestre. 


A presidente também aproveitou a oportunidade para solicitar aos vereadores o cumprimento da Lei Municipal nº 2.237/2018, que estabeleceu a prioridade do atendimento de pessoas com deficiência mobilidade reduzida, idosos, gestantes, lactantes, acompanhadas de crianças de colo e obesas, bem como a sinalização e identificação deste público em placas no comércio local e instituições. “O autismo também é considerado uma deficiência, mas poucas pessoas sabem disso. É importante que o símbolo do laço com quebra-cabeças colorido esteja identificado nas placas, para que se assegure o direito do atendimento prioritário também para essas pessoas”, ressaltou.
 

Oliveira solicitou ainda celeridade da Prefeitura na implantação de placas de sinalização de trânsito que identifique as vagas de estacionamento destinadas à portadores de deficiência. “A Prefeitura realizou a demarcação das vagas com pinturas na rua. Porém, a tinta se deteriora com facilidade. Por isso, a necessidade da inclusão da placa, somada a orientação de fiscais de trânsito são essenciais”, disse. 
 

Na ocasião também foi discutida a importância da terapia ocupacional para autistas e a necessidade de contratação de outros profissionais na área de psicologia. “Em muito já avançamos. Mas precisamos da ajuda de vocês para conseguirmos mais. Não é favor, é direito. Infelizmente, apenas quando temos alguém próximo ou na família nesta situação que percebemos o quanto o poder público é falho, o quanto essas pessoas são desassistidas”, comentou.

 

Os vereadores se comprometeram a encaminhar as demandas por meio de proposições ao Executivo. 

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
» Vereadores retiram de pauta projeto que prevê a unificação dos acervos da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Cidadã
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 14 de outubro
» Confira a programação de atendimentos e agende o seu exame
VER TODAS