SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / CAMPANHA
 
Psicóloga da APAE-Marialva fala sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual ou Múltipla
 
25/08/2021
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito:

A psicóloga da Apae-Marialva, Marcela Bisco Fratus, fez o uso da Tribuna Livre na sessão ordinária da Câmara Municipal de Marialva da última segunda-feira (23) para falar sobre a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, lembrada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto e instituída no Calendário Oficial do Município por meio da Lei nº 2307/2019.


Em seu discurso, Marcela falou sobre a importância de conscientizar a sociedade da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar conhecimento para essa população, como meio de transformação da realidade e superação das barreiras que as impedem de participar coletivamente e em igualdade de condições com as demais pessoas.


Durante seu discurso, Marcela pediu para que os vereadores fechassem os olhos e se imaginassem na situação de pais de filhos com deficiência intelectual e múltipla e sentirem o luto pela morte das expectativas e o choque de realidade. “Mais do que transformar conhecimento em ação, a gente precisa transformar amor em ação, porque aquilo que não toca a nossa alma nunca vai se tornar uma ação”, disse. 

 

Marcela ressaltou que a condição social da maioria das pessoas atendidas pela Apae é baixa. “São pessoas que dependem dos recursos dos órgãos públicos. Muitos que, antes trabalhavam, precisam deixar seus empregos para cuidar em tempo integral dos filhos. Muitos têm que abrir mão da própria carreira. A vida muda completamente, muda os interesses, muda o dia a dia. Quando falamos de leis, direitos e de acessibilidade, falamos de equidade, de conseguir fornecer a eles um meio para consigam alcançar os fins que desejam. ”

 

Hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que é assegurado pela lei não é acessível à todos. Por isso o tema adotado pela Federação Nacional das Apaes para a campanha deste ano é "Transformar Conhecimento em Ação".

 


 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
» Vereadores retiram de pauta projeto que prevê a unificação dos acervos da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Cidadã
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 14 de outubro
» Confira a programação de atendimentos e agende o seu exame
VER TODAS