SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / HOMENAGEM
 
Câmara recebe homenagem pela aprovação do projeto que instituiu o Programa Visão Solidária no Município
 
27/04/2021
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito:

O Conselho Regional de Óptica e Optometria (CROO-PR) realizou na noite desta segunda-feira (26) a entrega de moção honrosa ao Prefeito de Marialva, Victor Celso Martini, ao Secretário Municipal de Saúde, José Orlando Benedetti, à Câmara Municipal de Marialva - representada pelo Presidente Paulinho (PL)-, e ao vereador Luciano Dário (PSD), autor da Lei Municipal nº 2.366  aprovada em maio de 2020, que implantou o “Programa Municipal Visão Solidária Contra a Cegueira Evitável” no Município.


A moção foi entregue pelo diretor institucional da entidade, Irineu Ricardo Ferreira Marios. Esteve presente na solenidade, representando o Executivo, Wesley Araújo, atual assessor de assuntos especiais do gabinete do prefeito e ex-vereador em Marialva, durante a 15ª Legislatura (2017-2020). 
 

Na ocasião, o vereador Luciano Dário (PSD) comemorou o resultado alcançado pelo programa no Município. “Através deste programa, conseguimos zerar a fila de espera do SUS no atendimento primário da visão em 2020. Lutei pela implantação desse projeto e me posicionei favorável aos optometristas por entender que era uma ação benéfica para o povo. Não quisemos excluir nenhum profissional da saúde ocular do programa. Todos os esses profissionais são importantes em suas devidas funções legais e técnicas. Porém quem estava e está sendo excluída é a optometria. Em Marialva, os optometristas tiveram e terão voz e vez”, disse.
 

O Programa Visão Solidária Contra a Cegueira Evitável foi implantado com o objetivo de diminuir a fila de espera por exame de acuidade visual no Sistema Único de Saúde (SUS) ao permitir que profissionais, bacharelados em Optometria, prestassem atendimento primário à saúde ocular de forma voluntária nas Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Municipal. Na época, a cidade contava com uma fila de espera de 955 pessoas que buscam por atendimento em saúde visual no SUS.
 

A primeira ação do programa, realizada em 2 de julho do ano passado, contou com o trabalho voluntário de três optometristas. Por meio de emenda, o programa também passou a abranger, posteriormente, o trabalho voluntário de profissionais oftalmologistas.
 

Sobre a ação, o diretor institucional do CROO-PR disse que “Marialva está servindo de modelo e exemplo para o Paraná e para o Brasil. A optometria é uma profissão desconhecida e pouco compreendida. O optometrista é aquele que trabalha na prevenção. Nos países desenvolvidos, o optometrista atua na linha de frente no combate a cegueira evitável. De todos os casos de perda de visão, 75% poderiam ser evitados”, comentou Irineu Ricardo. 
 

“Quantos problemas oculares não poderíamos identificar nas nossas crianças em fase escolar. Quantos problemas poderiam ser evitados. Uma coisa é você nascer cego, outra é ficar cego. Esse projeto deu certo porque temos um prefeito que é aberto às novas ideias, sensível às causas sociais e que acolhe o que vem ao encontro do anseio da população”, comentou Wesley Araújo. 
 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
» Vereadores retiram de pauta projeto que prevê a unificação dos acervos da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Cidadã
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 14 de outubro
» Confira a programação de atendimentos e agende o seu exame
VER TODAS