SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / REUNIÃO
 
Vereadores sabatinam Secretário de Saúde sobre esquema de vacinação contra a Covid-19 em Marialva
 
21/01/2021
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva

O secretário de saúde, José Orlando, participou de uma reunião com os vereadores no fim da tarde de ontem (20) para esclarecer dúvidas sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Marialva. 


Na última terça-feira (19), o Município recebeu, por meio do Ministério da Saúde, 194 doses da Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.  No mesmo dia, o Município começou a aplicação da vacina destinada ao grupo prioritário da fase 1. 


As primeiras doses foram destinadas aos profissionais de saúde que atuam diretamente com pacientes com suspeita de Covid-19 ou confirmados, no Pronto Atendimento do Hamada, e aos idosos e funcionários do Asilo São Vicente de Paulo. O Município deverá receber nos próximos dias outra leva de 194 vacinas, correspondentes à segunda dose. Isso porque os que tomaram a vacina, deverão receber a segunda dose dentro de 25 dias. 


A convite da vereadora Josiane do Maurício (PP), o secretário falou sobre as fases do Plano Estadual de Vacinação, sobre o esquema de distribuição de doses pelo Estado e da importância da manutenção dos cuidados de prevenção (Leia abaixo).


Na ocasião, o Presidente do Legislativo, vereador Paulinho (PL), agradeceu todo esforço dos profissionais de saúde de Marialva e ressaltou que “com o início da imunização, Marialva dá um passo importante para o fim da pandemia e a população se enche de esperança para o retorno à normalidade”. 

 

Estiveram presentes na reunião também os vereadores Rafael Poly (PSD), Marquinhos Fontes (PROS), Ronaldo Campana (Cidadania) e Coco (PSC). 

 

Perguntas e Respostas

-  Quais são as fases da campanha de vacinação e quem serão contemplados?
O Ministério da Saúde dividiu a campanha de vacinação contra a Covid- 19 em 5 fases. Assim que recebemos as vacinas, damos início a fase 1. Nessa fase, foram vacinados os trabalhadores da linha de frente, que lidam diretamente com pacientes com suspeita ou confirmação da doença, no Pronto Atendimento do Hamada, onde o risco de contaminação é maior. Também foram vacinados 39 pessoas, entre idosos e funcionários do Asilo São Vicente de Paula. 


Na fase 2, as vacinas serão destinadas aos marialvenses maiores de 60 anos. Na fase 3, serão vacinadas pessoas com comorbidades, com doenças crônicas, hipertensos, diabéticos, obesos, asmáticos, entre outros. Na fase 4, serão vacinados pessoas em situação de rua, trabalhadores do serviço funerário, trabalhadores educacionais, trabalhadores do serviço prisional e caminhoneiros. Na fase 5, adultos abaixo dos 60 anos. 

 

- Quando será iniciada a segunda fase? e as demais?
O Ministério da Saúde ainda não nos informou a data para o início da campanha da fase 2, até porque não temos previsão de finalização da fase 1, tendo em vista que a quantidade de doses que chegou para os municípios foi insuficiente para contemplar todos da fase 1. A certeza que temos é a de que as outras 194 vacinas da segunda dose estão garantidas. 

 

- Como foi feita a distribuição das vacinas?
O Ministério da Saúde e o Governo do Estado dividiram as doses pela população per capita de cada município. Teve município que recebeu 30, 40 doses da vacina, de acordo com a demanda populacional de habitantes. Como a vacinação em massa requer uma grande quantidade de doses, é preciso aguardar a manifestação dos laboratórios e a validação dos lotes pela Anvisa. As doses chegaram de forma escalonada, conforme o repasse do Ministério da Saúde para a 15ª Regional de Saúde e posteriormente ao nosso Município. 

 

- Todos poderão ser vacinados, inclusive aqueles que positivaram para a doença?
Nessas fases, todos, independentemente se tiverem tido Covid ou não, serão vacinados. Único critério de exceção é para gestantes e pacientes que tomaram algum outro tipo de vacina nos últimos trinta dias. 

 

- Qual a eficácia da vacina?
O objetivo maior da campanha de vacinação é diminuir os casos graves da doença, diminuir o número de internações na UTI e dar fôlego para os nossos hospitais. As pessoas precisam entender que a vacina veio, mas ainda precisamos continuar com outras formas de prevenção. Mesmo aqueles que já se vacinaram precisam manter os cuidados ao longo do ano com o uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento social. Mesmo com a vacinação, o vírus vai continuar circulando. A vacina não é cura, é prevenção. 

 

- Até o final do ano, toda a população de Marialva será vacinada?
Pedimos que a população tenha calma e aguardem a sua vez. Esperamos ter doses suficiente para vacinar toda a população. Sabemos da dificuldade de produção e da esquematização da vacinação em massa. Vai ser um trabalho muito intenso até o fim do ano, mas esperamos conseguir vacinar todos marialvenses. 


 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Câmara de Marialva conquista o Selo Ouro de Transparência
» Câmara de Marialva aprova projeto de lei que homenageia Derick Celini de Oliveira com nome de rua
» Confira os projetos em discussão na Câmara de Marialva nesta segunda-feira, dia 4 de novembro.
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
VER TODAS