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Secretaria Municipal de Saúde presta contas sobre atendimentos realizados entre maio e agosto deste ano
 
12/09/2019
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva

Na tarde da última terça-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde realizou audiência pública para prestar contas do atendimento ofertado entre maio e agosto deste ano. Durante a audiência, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Marialva, o gerente de auditoria, Marcelo Romão, e o Secretário de Saúde, José Orlando, apresentaram relatório detalhado em cumprimento à Lei Complementar 141/2012.


De acordo com o levantamento, foram realizadas durante o segundo quadrimestre do ano 357 cirurgias, 9.010 sessões de fisioterapia, 5.204 transportes de pacientes para Maringá e 1.373 para Curitiba. Na Farmácia Municipal foram realizados 25.870 atendimentos, dos quais para 3091 foram distribuídos medicamento especializados coletados na 15ª Regional de Saúde. Foram ainda distribuídos 370 leites (fórmulas), 144 fraldas e 43 kits de bolsa de colostomia. 


José Orlando destacou a ampliação de cadastro de médicos para fornecimento de receitas amarelas, de 1 para 5 profissionais médicos aptos. O secretário também citou a inauguração da UBS da Vila Brasil e as reformas nas Unidades Básicas de Saúde. “Estamos reformando as UBS uma por uma. Esse quadrimestre, finalizamos a de Santa Fé e nessa semana vamos encerrar a reforma da Clínica da Mulher. Para a reforma da UBS da Vila Antonio estamos aguardando a reabertura da licitação para a troca do telhado, porque a primeira licitações deu deserta, não teve participantes. A próxima unidade a ser reformada será a do Cambuí”, anunciou. 


Sobre a inauguração do novo Pronto Atendimento, Orlando disse que Marialva agora conta com “o melhor e o mais equipado Pronto Atendimento da região”. “O PA antigo tinha uma concentração muito grande de atendimentos, tínhamos vigilância de saúde, agendamento, sala de vacina e a urgência e emergência, tudo naquele espaço. Isso muitas vezes era o que gerava as reclamações e questionamentos. Nos desmembramos esses serviços e, dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade do atendimento”, disse.

 
Dentre as campanhas e projetos realizados, o Secretário falou sobre o programa Prefeitura nos Bairros. Foram realizados serviços de roçadas e limpezas de terrenos, podas de árvores, reparo de bueiros, tapa buracos, retirada de entulhos, móveis e galhos, pinturas de meio fio, manutenção de bueiros e iluminação pública, aferição de pressão arterial, teste de glicemia em vários pontos da cidade. “Essas ações trouxeram resultado muito positivo. Isso foi perceptível na Ouvidoria Municipal. Nos locais onde aconteceu a Prefeitura nos Bairros o número de reclamações e solicitações diminuíram”, disse. 

 

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