SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Geral
 
Câmara homenageia representantes da cultura nipônica em Marialva
 
30/11/2017
Fonte: 80 ANOS DA IMIGRAÇÃO
C?mara homenageia representantes da cultura nip?nica em Marialva
Crédito:

Em evento a ser realizado nesta sexta-feira (1) no salão da ACEM (Associação Cultural e Esportiva de Marialva), a Câmara Municipal de Marialva entregará o título de Mérito Comunitário à Hissato Hashimoto, Shigueko Hino, Jorge Yassunaka e Nair Kiyoko Otsuri Inumaru (in memória) pelos serviços prestados ao município e à comunidade japonesa local. O evento é aberto ao público e terá início às 20h. 

 

Em maio deste ano a Câmara já havia concedido, por meio da Moção nº2/2017, de autoria do vereador Jefferson Garbúggio votos de Congratulação, Aplausos e Confiança à direção e a todos os integrantes da ACEM pelos 80 anos da Imigração Japonesa em Marialva.

 

Hissato Hashimoto é o membro mais antigo da ACEM, tendo ajudado a fundar a associação. Aos 92 anos, permanece na ativa como Diretor Consultivo. Vindo da cidade de Lins, em São Paulo, Hissato mora em Marialva desde a década de 1940. 

 

Shigueko Hino chegou ao Brasil em 10 de janeiro de 1962 e mudou-se para o Distrito de São Miguel do Cambuí aos 19 anos. Trabalhou na lavoura de café como porcenteiro na Fazenda Jaú. Em 1981, iniciou o cultivo da uva na chácara na Estrada Tanabi. Casada com Keiti Hino é mãe de quatro filhos. Durante 16 anos, ocupou o cargo Presidente do Departamento Feminino da ACEM. 

 

Jorge Yasunka é o atual Presidente da ACEM e também Presidente da Comissão do Festejo dos 80 anos da Imigração Japonesa em Marialva. Também tem origem no campo, onde com a família ajudou a cuidar do plantio do café. Entre 2011 e 2013 foi presidente do Templo budista Higashi Honganji em Maringá. Como presidente da ACEM organizou vários eventos e reformas no prédio da associação. 

 

Nair Kiyoko Otsuri Inumaru nasceu em 31 de janeiro de 1951 em Adamantina (SP), filha de Taneide Otsuki e Toyoka Otsuki. Foi professora durante muitos anos no Colégio Estadual Raquel Saldanha Rocha e também no Colégio Estadual Felipe Silveira de Bittencourt. Casou-se com Nelson Yukio Inumaru, com quem teve três filhos. Faleceu no dia 8 de agosto de 2017. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva

 
 Galeria de Fotos
 C?mara homenageia representantes da cultura nip?nica em Marialva
 
 Outras Notícias
» Câmara de Marialva conquista o Selo Ouro de Transparência
» Câmara de Marialva aprova projeto de lei que homenageia Derick Celini de Oliveira com nome de rua
» Confira os projetos em discussão na Câmara de Marialva nesta segunda-feira, dia 4 de novembro.
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
VER TODAS