A Secretaria Municipal de Saúde de Marialva comemorou o dia mundial da luta contra a Aids. No Brasil, o tema foi: a Aids e o racismo
No dia em que o mundo celebra a luta contra a Aids, 1° de dezembro, o Governo Municipal de Marialva, através da Secretaria de Saúde realizou atividades. Uma tenda educativa foi instalada no centro da cidade, onde profissionais da saúde orientaram a população sobre o risco da doença, distribuíram panfletos, preservativos e laços vermelhos.
O objetivo da atividade foi renovar o compromisso de combate à doença na cidade e conscientizar sobre a importância da prevenção e da prática do sexo seguro.
O Secretário Municipal de Saúde, João Marcio Sanches, ressaltou o compromisso em promover políticas de prevenção e de assistência aos pacientes. “Estamos unidos na sensibilização da sociedade para a importância da prevenção. Hoje é um momento de conscientização. Tanto para a prevenção, quanto para a não discriminação do portador. Muitos pacientes não aceitam o tratamento e acabam desistindo. Aqui em Marialva, oferecemos toda a assistência necessária".
De acordo com o Prefeito de Marialva, as atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.
O dia 1 de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU), ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, sendo que, diariamente, surgem 7.500 novos casos.
No Brasil, desde 1980 a junho de 2007, foram registrados mais de 470 mil casos, segundo o Ministério da Saúde.