SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Geral
 
Câmara aprova a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
 
19/10/2016
Fonte: ASSISTÊNCIA SOCIAL
Câmara aprova a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Crédito:

 A Câmara Municipal de Marialva aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (17) a proposta encaminhada pelo Poder Executivo que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Marialva (CMDPIM), buscando atender às ações previstas na Política Nacional do Idoso por meio da Lei Federal nº 8.842/94 e no Estatuto do Idoso estabelecidas na Lei Federal nº 10.741/03.

O Projeto de Lei Ordinária (31/2016) também propõe a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo plenário em regime de urgência e segue agora para a sanção do Prefeito. 
 
Durante a discussão, todos os vereadores ressaltaram a importância do projeto enquanto medida social. Foram levantadas também algumas questões como a viabilidade da criação do Conselho próximo ao fim do mandato e a efetiva implantação e funcionamento do mesmo. 
 
De acordo com o projeto, o órgão será formado por agentes públicos e por membros da sociedade civil, terá caráter consultivo, deliberativo, superior, controlador e fiscalizador e ficará vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A participação dos membros no Conselho não será remunerada.
 
A principal função do Conselho será assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, o respeito aos direitos civis, políticos, individuais e sociais, bem como criar condições para promover a integração de cidadãos que se encontram nesta faixa etária na sociedade.
 
Entre outras competências, o Conselho será responsável por garantir que nenhum idoso sofra situações de negligência, discriminação ou maus-tratos. Deve também propiciar apoio técnico às organizações governamentais ou não governamentais que oferecem atendimento e assistência à pessoa idosa, além de promover, incentivar a apoiar a realização de eventos, estudos e pesquisas, fóruns, seminários e simpósios sobre a proteção, a promoção e a defesa dos direitos da pessoa idosa. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal 

 
 Galeria de Fotos
Câmara aprova a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
 
 Outras Notícias
» Igreja Presbiteriana Independente de Marialva recebe Moção de Aplausos por sua contribuição à comunidade
» Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que denomina rua em homenagem a André Rinaldi
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Marialva desta segunda, dia 21 de outubro
» Vereadores retiram de pauta projeto que prevê a unificação dos acervos da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Cidadã
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 14 de outubro
» Confira a programação de atendimentos e agende o seu exame
VER TODAS