O Outubro Rosa em Marialva teve início oficializado na noite da última segunda-feira (3/10), em evento promovido no plenário Legislativo, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal. Veja os registros fotográficos da noite aqui.
O evento reuniu aproximadamente 60 pessoas, entre mulheres, que já que venceram a luta contra o câncer de mama ou ainda estão em tratamento, além de outros munícipes e autoridades locais. “O câncer de mama, infelizmente, é a doença que mais mata mulheres no nosso país. Essa campanha e as diversas ações que serão realizadas durante este mês são importantes para chamar a atenção das mulheres marialvenses sobre a importância do cuidado com a saúde e a necessidade da realização de exames periódicos”, comentou o Presidente da Câmara, vereador Paulinho.
A gerente da saúde da mulher e da criança, Camila Padovani, anunciou que foram disponibilizadas 828 vagas de atendimento divididas por todas as Unidades Básicas de Saúde.. “A Secretaria de Saúde de Marialva organizou uma programação especial durante todo o mês de outubro, com horários estendidos, alternativos, atendimento aos sábados, contemplando avaliação clínica das mamas, solicitação de mamografia, além de coleta de preventivo de câncer de colo de útero para todas as mulheres, em especial as da faixa de 25 a 64 anos. Então, aproveite a oportunidade, se cuide, procure um serviço de saúde mais próximo da sua residência, melhore seus hábitos de vida. Porque a prevenção, sempre é o melhor caminho”, aconselhou. Confira a programação detalhada no site da Prefeitura
A vice-prefeita Kátia Feltrin falou sobre a força de superação das mulheres em tratamento de câncer de mama e falou sobre a importância de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença e divulgar os serviços de diagnóstico e tratamento. “Nós estamos em 2022 e a mulher ainda tem medo e vergonha de ir no ginecologista, independentemente se o profissional é homem ou mulher. Então, nosso papel é levar conhecimento e ajudar essas mulheres a superarem essa barreira."
Lenço Solidário
O evento também marcou o início da Campanha Lenço Solidário. Diversos pontos da cidade, entre UBSs, órgãos públicos e comércio local, terão pontos de coleta para arrecadação de lenços. As doações serão distribuídas às mulheres que lutam contra o câncer de mama por intermédio da Casa de Apoio Entidade Ecumênica Amor ao Próximo. “Que esse lenço não seja apenas um pedaço de tecido, mas um pedaço da nossa esperança para quem vai usá-lo, que ele transmita acolhimento, leve amor e no nosso desejo de vida em abundância para todas elas”, desejou a Procuradora da Mulher, vereadora Sheila Gabarron.
Nadir José Menengoti, presidente da entidade, agradeceu a iniciativa da campanha e as doações feitas pelos participantes durante o evento. “Só entende a dor do outro quem tem a caridade no coração. Não tem município mais caridoso do que Marialva”.