A Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Marialva vereadora Prof.ª Sheila Gabarron fez o uso da tribuna na primeira sessão ordinária após o término do recesso legislativo nesta segunda-feira (1/8) para apresentar o levantamento das ações realizadas pelo órgão durante os seis primeiros meses deste ano.
Dentre as legislações aprovadas, a vereadora destacou a Resolução nº3/2022, que instituiu a Galeria Lilás, espaço reservado no Legislativo Municipal para exposição de mural em homenagem às ex-vereadoras. E também a aprovação da Lei Municipal nº2531/2022, que instituiu a Semana da Mulher Rural no calendário oficial do Município.
Dentre as ações desenvolvidas, o destaque foi para as palestras voltadas ao público feminino, realizadas em parceria com Associação Comercial de Marialva (Acimar) no plenário da Câmara Municipal de Marialva durante o mês da mulher em março. "Foi um momento de informação, inspiração, aprendizado e troca de experiências com empresária Isolene Niedermeyer e com a consultora de moda Debora Brindarolli, mulheres empreendedoras e empoderadas", destacou Sheila.
A Procuradoria da Mulher de Marialva também apoiou a ação do Dia de Cooperar da agência Sicred Mariava, que neste ano abordou a temática da pobreza mentrual e conseguiu arrecadar mais de 14.440 absorventes, além de diversos produtos de higiene pessoal.
Também em apoio a Secretária Municipal de Agricultura, a Procuradoria da Mulher de Marialva ajudou na realização do 1º Encontro das Mulheres da Uva de Marialva, que reuniu mais de 120 produtoras do Município a fim de exaltar a força feminina no agronegócio.
De janeiro a julho de 2022 foram realizados 5 atendimentos preenciais, de acolhimento, orientação sobre direitos violadas e encaminhamento para os órgãos competentes com posterior acompanhamento; 1 atendimento de denúncia de maus tratos, advindo de denúncia na Secretaria da Mulher de Maringá, em parceria com a Delegacia de Polícia Civil; 1 atendimento de denúncia de maus tratos a uma mulher acamada em parceria com o CREAS, advindo de denúncia realizada pela Assistência Social do Hospital Metropolitano; e 1 atendimento de denúncia de violência, realizada no Disque 181, em parceria com a Delegacia de Polícia Civil.
Sheila Gabarron mencionou ainda a conquista do jovem marialvense Guilherme Neves de Carvalho, aluno da Escola Pedro Viriato Parigot de Souza, na 8ª Edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha, promovido em parceria com o Banco Mundial e o Facebook.
A Procuradoria também marcou presença no evento "Queremos todas vivas", ação de combate ao feminicídio promovida pela vereadora e Procuradora da Mulher da Câmara de Curitiba Maria Leticia, no Teatro Reviver Magó no dia 28 de abril, e das reuniões on-line com as demais representantes das Procuradorias da Mulher do Estado do Paraná no mês de maio.