A produção audiovisual de Guilherme Neves de Carvalho, aluno da Escola Pedro Viriato Parigot de Souza, foi vencedora da 8ª edição do Concurso de Vídeos Lei Maria da Penha, promovido em parceira com o Banco Mundial e o Facebook.
O vídeo recebeu mais de 240 curtidas na postagem da página oficial do concurso, sendo o mais votado entre os finalistas pela região sul do país. Como premiação, ele vai receber um kit de equipamentos de produção de conteúdo, incluindo produtos tecnológicos e um troféu e diploma de menção honrosa. O jovem também vai participar da cerimônia de premiação que será realizada no dia 27 de abril, às 17 horas, no salão nobre da Câmara dos Deputados. Saiba o nome dos demais vencedores aqui.
O vídeo, recebeu orientação da vereadora e professora Sheila Gabarron Ricci, e faz uma crítica ao fato do Brasil ser o 5º país no ranking mundial de violência contra a mulher, apontando a educação e o debate como caminho para uma mudança cultural.
O concuro teve, ao todo, mais de 370 vídeos inscritos.Após as etapas de inscrição, referendo das inscrições válidas e análise dos vídeos pela Comissão Julgadora, foram selecionados 17 vídeos das cinco regiões brasileiras, que passaram pela etapa final de votação popular pela Internet (página do concurso no Facebook), realizada de 13 a 19 de abril. Conforme o edital, é considerado vencedor um vídeo por região, o que obteve maior número de curtidas.
Esta edição teve como tema central “15 anos da Lei Maria da Penha: como a educação pode ajudar a prevenir violências contra as mulheres?”, em alusão ao 15º aniversário da Lei 11.340/2006 e à Lei 14.164/2021, que cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
Assista: