Está em tramitação na Câmara Municipal de Marialva, o Projeto de Resolução nº3/2022, que cria o espaço da "Galeria Lilás" na Câmara Municipal de Marialva. A proposta será colocada em votação na sessão ordinária de segunda-feira (7/3), na data que antecede o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste mês de março.
O projeto, de iniciativa da Procuradora da Mulher de Marialva, Sheila Gabarron (PP), foi assinado em coautoria com todos os demais vereadores. A Galeria Lilás consiste em um espaço reservado, no prédio da Câmara Municipal, para a exposição em mural, de caráter permanente, de fotografias das vereadoras que exerceram mandato na história do legislativo marialvense.
Desde a fundação da Câmara em 1964 até hoje, onze mulheres foram eleitas no município de Marialva e assumiram cadeira em algum período legislativo, sejam como titulares ou suplentes (em alguns casos por mais de uma vez): Anna Saddi Barros Cunha, Antonieta Bellinati Perez, Cleonice Polessi Boschini, Emília da Silva Tetto, Josiane Luiz da Silva, Leonir Maria Garbúgio Belasque, Rosângela Aparecida Piovesan Rosa, Ruth Aparecida Falcomer da Silva, Sonia Maria Silvestre Lopes , Sheila Gabarron Ricci e Waldira Maria Viscovini Blini.
“O objetivo é resgatar e preservar a história dessas mulheres como forma de reconhecimento pela representatividade feminina e incentivo à participação de outra mulheres na política”, explica Sheila.