SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 19H30
X

Homenagens às ex-vereadoras marcam o início das comemorações do 8 de março

A convite da Procuradoria da Mulher, as ex-vereadoras da Câmara Municipal participaram da sessão ordinária da última segunda-feira (7/3). A sessão aconteceu na véspera das comemorações ao Dia Internacional da Mulher e foi marcada pela votação do Projeto de Resolução nº 3/2022, que propôs a criação da Galeria Lilás no prédio do Legislativo. 


Estiveram presentes as ex-vereadoras Antonieta Bellinati Perez, Cleonice Polessi Boschini, Rosângela Aparecida Piovesan Rosa, Ruth Aparecida Falcomer da Silva e Waldira Maria Viscovini, além da prefeita em exercício Kátia Feltrin. Foram homenageadas também na ocasião: Leonir Garbúgio Belasque e, de maneira póstuma, Anna Saddi Barros Cunha, Emília da Silva Tetto e Sonia Maria Silvestre Lopes. Veja mais fotos da sessão. 


A proposta da Galeria Lilás foi aprovada por unanimidade e em regime de urgência com dispensa de interstício para a segunda e terceira discussão. A Galeria Lilás ficará localizada no espaço de área comum interna da Câmara que dá acesso aos gabinetes. Fotografias das onze parlamentares, que já exerceram mandato no legislativo marialvense (sejam como titulares ou suplentes), serão gravadas em placas de aço inox, fixadas em mural e ficaram em exposição permanente. 


Durante seu discurso na sessão, a Procuradora da Mulher, vereadora Sheila Gabarron (PP), ressaltou a importância da criação da galeria para resgatar e preservar a história das ex-vereadoras como forma de reconhecimento pela representatividade feminina e como incentivo à participação de outras mulheres na política. “Em pleno século XXI ainda há desigualdade entre os sexos. Somos mais de 52% da população, mas a representatividade feminina na política ainda é mínima. Na luta por equidade, evoluímos muito, conquistamos e garantimos direitos, mas precisamos continuar perseverantes, há ainda muito o que se alcançar. A criação da galeria é uma forma de agradecer as mulheres que trilharam o caminho que estamos hoje percorrendo e  de reconhecer os trabalhos prestados por elas com dedicação, amor, seriedade e responsabilidade social”, disse. 


Na ocasião, a Procuradora da Mulher Adjunta, vereadora Josiane (PP), comentou sobre os desafios de ser mulher na política. ““Quando somos eleitas pela primeira vez nos deparamos com um mundo totalmente novo e, aos poucos, vamos aprendendo com o mandato. A gente não chega aqui sabendo de tudo, mas também não chega aqui em vão ou por acaso. Vocês [ex-vereadoras] são mulheres inspiradoras, que nos contagiam e nos deixam ainda mais fortalecidas para continuar lutando pelo nosso povo e fazendo política com o coração”. 


O Presidente da Câmara, vereador Paulinho, lembrou que a Câmara de Marialva foi predominantemente ocupada por homens nos 70 anos desde sua fundação. Foi somente na 4ª legislatura da Câmara Municipal (1964/1969), que Anna Saddi Barros Cunha foi eleita a primeira mulher vereadora de Marialva. A maior bancada feminina foi registrada na gestão de 1993/1996, quando das 11 vagas existentes para vereador à época, quatro foram ocupadas por mulheres. Quatro também foram as mulheres que assumiram a presidência da Casa de Leis até o momento (Anna Saddi Barros Cunha, Emília Tetto, Antonieta Beliinati e Sônia Maria Silvestre). Confira a composição de todas as legislaturas da Câmara de Marialva. 

 


Antonieta Bellinati recordou seus seis mandados de atuação e encorajou outras mulheres a participarem dos debates públicos e colocarem o nome à disposição. “Não acreditem em quem disser que não estão preparadas. É mentira. Todas têm capacidade”, destacou.  


Cleonice Polessi Boschini mencionou a parceria que existia entre os parlamentares e o apoio dado pelos servidores da Casa. “Foi uma experiência incrível. Aprendi muito com todos”. 


Waldira Viscovini disse que para ser política a mulher precisa superar o medo. “Eu percebi que para ser um bom político é preciso ter caráter, honestidade e paciência. A política é a arte de administrar o dinheiro público. Qualquer pessoa íntegra pode ser um bom político. Se você tem uma vida limpa, pode subir em qualquer palanque e fazer prevalecer suas convicções.”


Ruth Falcomer agradeceu todos os vereadores pela homenagem. “Por fidelidade partidária tive a oportunidade de ser vereadora durante alguns meses. Por isso, fico muito feliz e honrada pela lembrança”. 


Rosângela Piovesan Rosa ofereceu a homenagem recebida à toda população marialvense. “Graças a eles, estou aqui hoje. Peço que trabalhem pelo nosso povo e cobrem o respeito integral dos direitos das mulheres e de todos os seres humanos”. 


A prefeita em exercício, Kátia Feltrin destacou que a criação da Galeria Lilás vem ao encontro das lutas femininas. "A mulher pode transformar os rumos da sociedade com sua sensibilidade, acolhimento às necessidades do próximo, carinho e olhar fraternal”.  

 

Acompanhe as sessões ordinárias todas as segundas-feiras, às 19h30, no plenário da Câmara Municipal.
DOWNLOADS