A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Marialva, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, realizou na noite de ontem (4/10) a abertura oficial da campanha Outubro Rosa. A cerimônia aconteceu antes do início da sessão ordinária e contou com a participação de aproximadamente 40 mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama ou ainda estão em tratamento.
Além dos vereadores, estiveram presentes no evento a vice-prefeita de Marialva, Kátia Feltrin, o Deputado Estadual Evandro Araújo, o Assessor de Serviços Administrativos do Gabinete, Wesley Araújo, o Presidente do Sismav (Sindicato dos Servidores Públicos de Marialva, Hélio Pinto, e, representando a Secretária de Saúde, Camila Padovani dos Reis, enfermeira responsável pela Saúde da Criança e da Mulher.
A vereadora e Procuradora da Mulher, Prof.ª Sheila Gabarron, agradeceu as mulheres presentes que aceitaram o convite em participar da sessão, numa forma de demostrar apoio e dar esperança à outras que ainda enfrentam a doença. “Mundialmente, no mês de outubro há esse movimento de conscientização sobre a saúde da mulher e a Procuradoria da Mulher de Marialva não poderia deixar de manifestar o apoio à essa campanha. O câncer de mama ainda é o de maior incidência nas mulheres. Infelizmente, a maioria dos casos, ainda tem o diagnóstico tardio, o que dificulta o tratamento, tornando-o mais invasivo e doloroso. Por isso, essa campanha é tão importante. É preciso despertar, nas mulheres, o alerta do cuidado preventivo”, enfatizou a vereadora.
“O câncer de mama é uma doença que machuca tanto fisicamente quanto emocionalmente. Cuidar da saúde é um dos maiores atos de amor próprio. Façamos uma corrente para disseminar as informações sobre a doença e proclamar o autocuidado”, incentivou a vice-prefeita, Kátia Feltrin.
DETALHES
As mulheres foram recepcionadas ao som do violino de Regina Gallo e presenteadas com o laço rosa, símbolo da campanha, e com flores ao final do evento. Além da iluminação rosa, o prédio e o hall do plenário foram decorados para o evento.
DEPOIMENTO
Na ocasião, a marialvense Adriana Rabelo Bezerra, que foi diagnosticada com câncer de mama em maio de 2020, fez o uso da tribuna para contar um pouco da sua história. No depoimento, a jovem disse que descobriu o câncer aos 38 anos, enquanto amamentava. “Eu ia regulamente ao médico e a gente pensa que os riscos só aparecem depois de certa idade. Mas, não é bem assim. Foi uma corrida contra ao tempo. Quando descobri, o câncer já estava em metástase nos ossos. Fiz seis ciclos de quimioterapia, tive que retirar a mama esquerda, e, em março, o câncer teve reincidência no crânio e na axila direita. É um momento muito difícil, a gente não tem certeza de nada e fica fragilizada. Ainda estou em tratamento e o apoio e carinho da família e amigos é essencial para quem passa por essa situação”, relatou.
AÇÕES
Segundo a enfermeira Camila Padovani, no último sábado (1/10) foram realizamos 68 atendimentos na Clínica da Mulher, com coletas de preventivo do colo do útero, avaliação das mamas e solicitação de mamografias. “Esses serviços são oferecidos rotineiramente em todas as Unidades Básicas de Saúde, não apenas em outubro, mas são intensificados durante este mês de conscientização. Os serviços estão sendo ofertados em dias e horários alternativos a fim de atingir o maior número de mulheres, por isso, recomendamos que as mulheres, principalmente, as que têm mais de 40 anos, entre em contato com a UBS de referência”, esclareceu.
LEI
A campanha do Outubro Rosa foi instituída à nível Municipal por meio da Lei n 1818/2013.