MAIS LINKS

DESTAQUE LEGISLATIVO MEMÓRIA TRANSPARÊNCIA
Câmara Jovem
Arquivos de Áudios
História de Marialva
Lei de Acesso à Informação
Câmara nos Bairros
Comissões
Homenagens
Diárias
Rádio Câmara
Lei Orgânica
Lista de Prefeitos e Vereadores
Prestação de Contas
Assista ao vivo
Mesa Diretora
Símbolos do Município
Orçamento e Finanças
INSTITUCIONAL
Ordem do Dia
 
Salários e Subsídios
Editais de Licitação e Pregão
Projetos de Lei
 
Contratos
Concursos
Proposições
 
Código Tributário
Hollerite Online
Regimento Interno
 
Perguntas Frequentes
Servidores
Sessões
   
Webmail
Tribuna Livre
   
Fale Conosco
Conselho de Ética
Legislador
Notícias
Agenda
Fotos
Departamentos
Pautas
Vereadores
Transparência
Mais links
NOTÍCIAS
Ex-vereador João Porquinho será homenageado com título de Cidadão Honorário de Marialva
Publicado em: 08/08/2018
A +     A -

A Câmara Municipal de Marialva realizará sessão solene para entrega de título de "Cidadão Honorário" a João Gonçalves de Medeiros. A cerimônia será no dia 17 de agosto (sexta-feira) e terá início às 19h30, no edifício Dr. Jerson Caponi de Melo, plenário da Câmara Municipal, localizada na Rua Nossa Senhora do Rocio, 873. O título foi outorgado por meio do Decreto Legislativo (1/2018), de autoria do vereador Onesimo Bassan. 

Popularmente conhecido como "João Porquinho", João Gonçalves de Medeiros nasceu em Bambuí (MG) em dezembro de 1942, filho de João Murilo de Medeiros e de Maria Gonçalves. Mudou-se com os pais e mais cinco irmãos para Marialva em 1950. A família, que trabalhava como porcenterios de café na propriedade de Frederico Alemão, na Estrada Keller (KM14), enfrentou a geada negra de 1955, que arrasou grande parte dos cafezais da região. 
 
A alternativa encontrada pela família foi se estabelecer em Terra Rica, na propriedade de Agostinho Depieri. Um ano depois, João Medeiros deixou a família em Terra rica e voltou a morar em Marialva, desta vez, acolhido pelo tio, Antonio Belmiro Marques. Para ajudar nas despesas começou a trabalhar abrindo valetas para a rede de abastecimento de água da cidade. Durante vários anos, também trabalhou no Bar Estrela, sob os comandos de Antonio Garcia Baena. 
 
Em 1965, casou-se com Aparecida Caparroz de Medeiros, com quem teve quatro filhos. Na época, recebeu a oferta de trabalhar ao lado de Manoel Marques no mercado de secos e molhados no distrito de São Miguel do Cambuí. 
 
Foi funcionário ainda do Bar do Osmar, que ficava localizado ao lado do antigo Cine Marialva até que decidiu abrir, em sociedade com Elmir Roman, o Bar União. O sucesso do empreendimento fez com que os sócios expandissem o negócio, com a inauguração da Lanchonete União - considerada por muitos como a melhor da cidade. 
 
Em 1975, trocou o ramo do comércio alimentícios e de bebidas e se aventurou em outro completamente distinto: a produção de chapéus e acessórios. Foi quando fundou, juntamente com o primo Orlando, a Chapemark. Apesar de ter tido vida relativamente longa, a Chapemark foi vendida a terceiros e, com os recursos, João Medeiros adquiriu uma fazenda na Cidade Gaúcha. 
 
Em 1982, ingressou na carreira política. Foi vereador entre 1983-1988, vice-prefeito de João Celso Martini no mandato de 1989-1992 e novamente eleito vereador para a gestão de 1997-2000. 
 
Em 1995 retomou o comércio de chapéus, desta vez com apoio dos filhos Marco e Flávio, e criou a marca Chapebraz, empresa que atende o mercado country em todo o Brasil. 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva 
 
Câmara Municipal de Marialva - Rua Nossa Senhora do Rocio, 873 - CEP 86990-000 - Marialva / PR - Fone: (44) 3232-1300
Desenvolvimento