O Portal da Transparência da Câmara Municipal de Marialva está fora do ar e os servidores estão sem acesso aos softwares utilizados nos setores administrativo, legislativo, contábil e de controladoria da Casa. Desde o retorno do recesso parlamentar, o problema foi detectado. Uma possível explicação é a invasão de hackers no sistema de dados da Casa.
Servidores, bem como as empresas que prestam serviços na área de sistemas e de internet, têm buscado solucionar o problema. Como forma de prevenção, a Câmara Municipal registrou um Boletim de Ocorrência e o caso será investigado pela Polícia Civil.
Dentro do sistema, os dados foram criptografados. Isso, porém, não trouxe prejuízos para o Legislativo. As informações criptografadas já haviam passado por backup - cópia de segurança- e estão guardadas em arquivos separados.
Na manhã desta sexta-feira, (11) os arquivos corrompidos passaram a exibir uma mensagem contendo e-mail para contato, corroborando para a interpretação de invasão. Segundo o diretor de atendimento da Sysmar Valdir Moura Gonzáles, “é desta forma que os hackers costumam agir para negociar valores em pagamento para a devolução das informações”.
O servidor, dispositivo que controla o acesso da rede de computadores da Câmara Municipal à internet, deverá ser formatado e as informações relançadas no sistema. A previsão é que o problema seja solucionado nos próximos dias. "Graças a Deus não perdemos nenhum dado. O caso serve de alerta. Vamos adotar medidas de segurança preventivas e que ofereçam proteção adicional", disse o Presidente da Câmara Ricardo Vendrame.