SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / ENCONTRO
 
Propostas para o novo Plano Diretor são apresentadas aos vereadores
 
11/07/2019
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva

O arquiteto e urbanista Osmani Vicente Junior, representando a empresa Líder Engenharia, e o engenheiro civil Lucas Sevilha apresentaram aos vereadores na manhã desta quinta-feira (11) propostas para o novo Plano Diretor de Marialva. 


O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas dos vereadores, em especial sobre as alterações no zoneamento e no código de obras do Município. O projeto de revisão do Plano Diretor deverá vir para apreciação na Câmara após a realização de mais duas audiências públicas sobre o tema. 


Durante o encontro, Jefferson Garbúggio (PT) indagou sobre a possibilidade da regulamentação de pequenas propriedades de terras na zona rural de Marialva. Segundo os técnicos, uma alternativa seria transformar alguns desses locais em zonas de urbanização específica. A questão, porém, precisa ser estudada com cautela, já que a partir da alteração a Administração Municipal deverá ser capaz de fornecer  serviços de saúde, educação, coleta de lixo, etc. nessas áreas. 


Xuxa (PMDB) questionou sobre a criação de ruas comerciais nos bairros recém implantados no Município. Mais de oito projetos protocolados pelos vereadores no último ano na Casa foram arquivados à espera da revisão do Plano Diretor para a definição de parâmetros dos eixos de comércio e serviço no perímetro urbano. 


O vereador Wesley Araújo (PR) ressaltou a importância do diálogo da empresa com o Conselho Municipal de Desenvolvimento que, segundo o vereador, até o momento não está participando da elaboração do plano. 


Os técnicos adiantaram que uma das modificações na área da construção civil será a metragem mínima para a subdivisão do terreno urbano, que passará de 150 m² para 200 m², em casos de construção de geminadas, por exemplo. 

 

Entenda o Plano Diretor
O Estatuto da Cidade, em vigor desde 9 de outubro de 2001, determina que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem e implementem um plano diretor para ordenar o aproveitamento do solo e garantir à população acesso a serviços urbanos de qualidade. De acordo com a lei, o plano diretor "é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana".
 

 

 
 Galeria de Fotos
Novo Plano Diretor está em fase de elaboração
 
 Outras Notícias
» Projeto de lei permite a regularização de construções em desacordo com a legislação
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 15 de abril
» Quatro vereadores trocam de partido na Câmara de Marialva
» Confira os projetos que estão na pauta da sessão ordinária desta segunfa-deira (8/4)
» Projeto cria a corregodoria e a ouvidoria da GCM; reestruturação vai possibilitar que policiais municipais andem armados
» Marialva inaugura Clínica do Autismo pelo SUS
VER TODAS