SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / BIÊNIO 2021-2022
 
Vereadores se reúnem em sessão especial nesta quarta-feira (6) para definir os membros das Comissões Permanentes
 
05/01/2021
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva


Na noite desta quarta-feira (6), às 19h, os vereadores se reunem em sessão especial para eleger os integrantes que irão compor as Comissões Permanentes da Casa durante o Biênio 2021/2022. 

 

Por meio de votação serão definidos o presidente, o relator e os membros de cada uma das cinco Comissões: Comissão de Justiça e Redação; Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento; Comissão de Obras, Serviços e Bens Municipais; Comissão da Ordem Econômica; e a Comissão da Ordem Social.
 
Os integrantes de cada Comissão se reúnem para apreciar assuntos e proposições submetidas ao seu exame de acordo com o tema. 

 

Entenda o papel das Comissões: 
A Comissão de Justiça e Redação é responsável, principalmente, por analisar os aspectos jurídicos, constitucional e legais dos atos que tramitam na Casa. Cabe aos vereadores desta comissão verificar a adequação das matérias de acordo com as normas orgânicas municipais. 
 

Na Comissão de Tributação, Finanças e Orçamentos tramitam todas as matérias que tenham impacto na receita, despesa ou patrimônio do município. Por exemplo, matérias sobre convênios, contratos e acordos, impostos e taxas ou solicitações de créditos suplementares, remanejamento e transferência de recursos. Cabe aos vereadores dessa comissão, entre outras atribuições, proferir parecer acerca da compatibilidade ou não destas proposições de acordo com as diretrizes orçamentárias.   
 

 

Os vereadores da Comissão de Obras, Serviços e Bens Municipais devem se manifestar sobre o mérito de matérias que dispõem a respeito do desenvolvimento urbano, controle e uso do solo, sistema viário, trânsito, edificações, realizações de obras, entre outros. Tramitam também nesta comissão, matérias referentes à prestação de serviços públicos - seja realizado diretamente pelo município ou em regime de concessão ou permissão -  e ainda matérias concernentes aos servidores públicos, como a criação e extinção de cargos, fixação ou alteração de remuneração. 
 

 

Compete aos vereadores da Comissão da Ordem Econômica emitir parecer acerca de matérias relativas à atividade econômica: incentivos fiscais, incentivos a micro e pequenas empresas e associações de cooperativismo. Proposições que envolvam a preservação do meio ambiente, a política agrícola, recursos naturais e o saneamento básicos também tramitam nesta comissão. 
 

 

É de competência dos vereadores da Comissão da Ordem Social deferir parecer sobre proposições que abordem a seguridade social, saúde, educação, comunicação, cultura, turismo, esporte e lazer. 

 

 

Devido a pandemia da Covid-19, as sessões da Câmara Municipal de Marialva ainda está com restrição ao público. Acompanhe as tranmissões ao vivo das reuniões pela página oficial da Câmara no Facebook e no Youtube. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Asilos e casas de repousos para idosos, sediados em Marialva, deverão ter câmeras de monitoramento.
» Projeto de lei permite a regularização de construções em desacordo com a legislação
» Confira os projetos em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 15 de abril
» Quatro vereadores trocam de partido na Câmara de Marialva
» Confira os projetos que estão na pauta da sessão ordinária desta segunfa-deira (8/4)
» Projeto cria a corregodoria e a ouvidoria da GCM; reestruturação vai possibilitar que policiais municipais andem armados
VER TODAS