SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / EM DISCUSSÃO
 
Projeto de Lei quer restringir uso de herbicidas hormonais em Marialva para proteger lavouras de frutas e hortaliças
 
21/09/2022
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Plantação de Uva na Estrada Marialva
Crédito:

Está em tramitação na Câmara Municipal de Marialva um projeto de lei que restringe o uso de herbicidas hormonais, muito utilizados na cultura de grãos, em propriedades rurais localizadas a menos de 2 mil metros de distância de parreiras de uva, hortas comerciais e pomares de frutas. A proposta prevê ainda multas que variam de R$ 7 mil a R$ 30 mil para quem descumprir tal restrição. . 


O Projeto de Lei Ordinária nº 41/2022, de autoria do Executivo, foi protocolado na Casa no dia 11 de agosto e, desde então, vem sendo amplamente discutido pelos vereadores com representantes de associações, empresas, técnicos, agrônomos e produtores rurais. Uma nova reunião para discutir o assunto acontecerá nesta quinta-feira (22/9) a partir das 18h30 no plenário da Câmara Municipal. 


De acordo com estudos técnicos, o uso inadequado dos herbicidas, classificados como mimetizadores de auxinas – também conhecido como reguladores de crescimento (HRAC-BR) - vêm causando prejuízos e perdas de produção de lavouras sensíveis atingidas por deriva pelo agrotóxico utilizados em propriedades vizinhas produtoras de milho e soja. 


Segundo o Executivo, a intenção do projeto é justamente proteger esses cultivos, em especial, o cultivo de uva, pelo qual Marialva é nacionalmente reconhecida. Estima-se que haja no Município 550 famílias trabalhando na viticultura local numa média de 472 hectares, outras 30 na produção de frutas em 50 hectares e 17, no cultivo de flores em 20 hectares. 


O uso de herbicidas hormonais já foi regulamentado no Município, por meio da Lei Municipal nº1.866 em 1996. A legislação em vigor, porém, trata apenas do uso dos herbicidas conhecidos como 2,4-D, e proíbe a sua utilização a menos de 20 mil metros de lavouras sensíveis.


Caso aprovada pelos vereadores, a nova legislação sobre o tema, portanto, vai diminuir a distância de tolerância do uso de herbicidas de 20 mil para 2 mil metros, mas vai aumentar o rol de grupos de herbicidas com uso restrito, incluindo os novos agrotóxicos lançados no mercado ao longo dos últimos 25 anos, à exemplo dos mimetizadores Fenoxiácidos, Benzóico, Piridinocarboxílico e Quinolino Carboxílico. 
 

 
 Galeria de Fotos
Plantação de Uva na Estrada Marialva
 
 Outras Notícias
» Vereadores aprovam recomposição salarial de 4,5% aos servidores municipais de Marialva
» Câmara realiza sessão extraordinária nesta segunda-feira (25/3) para votar recomposição salarial dos servidores
» Câmara de Marialva garante aos inadimplentes a possibilidade de refinanciamento de dívidas com a Prefeitura e Saema
» Auxílios natalidade e filho excepicional passarão a ser equivalentes a um salário mínimo
» Vereadores participam do III Encontro Mulheres da Uva
» Vereadores votam reajuste nos auxílios transporte, natalidade e filho excepcional
VER TODAS